PARQUES

papa2017_parque_img.jpg

Parques de acolhimento e de estacionamento

 

O Santuário possui 14 parques de Acolhimento de Peregrinos no perímetro do Recinto, todos eles gratuitos.

Esses parques, do 1 ao 8, na zona envolvente ao Recinto de Oração, foram dotados de mobiliário urbano, bem como de zonas de sombra, para permitir uma permanência dos peregrinos, sobretudo para merendar.

Esta adaptação dos parques fez reduzir a capacidade de estacionamento em cerca de 10 por cento, mas ganhou-se em disciplina, ordem e sobretudo segurança.

Estes parques, juntamente com os de maior capacidade, nas traseiras do Centro Pastoral de Paulo VI, têm cancelas, mas a sua utilização é gratuita.

A gestão dos acessos aos parques será feita pela GNR, que os irá encerrando quando tiverem atingido a respetiva capacidade.

Além destes parques, as autoridades estão a preparar 20 bolsas de estacionamento para acolher viaturas fora do centro de Fátima, assegurando o transporte dos utentes até ao recinto do Santuário e regresso. A GNR fará o policiamento e protecção nessas zonas.

As bolsas de estacionamento estão situadas fora da área do Santuário, com distâncias variáveis do Recinto, podendo os peregrinos usar os 75 transferes gratuitos que vão circular continuamente para as deslocações para e do Santuário.

Codificadas em quatro cores, vão acrescentar 18 mil lugares aos parques existentes na área do Santuário, os quais se prevê que tenham a sua capacidade, de cinco mil lugares, rapidamente esgotada.

Os peregrinos vão ser orientados por um sistema de senhas que permite saber a localização do parque.

Além disso, haverá três parques exclusivamente destinados a autocarros de turismo e ainda uma outra bolsa de estacionamento para peregrinos com mobilidade reduzida, no Parque 12, junto ao Centro Pastoral de Paulo VI. 

O objetivo é tentar descongestionar tanto quanto possível o trânsito na zona do recinto.

A circulação automóvel no interior da Cova da Iria vai ser restringida entre as 09h00 do dia 12 e as 18h00 do dia 13, estando apenas autorizadas as viaturas credenciadas.

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização