VIRGEM PEREGRINA

papa2017_virgem_img.jpgConsiderada ícone mariano único, com um valor espiritual e simbólico reconhecido por todos, desde o mais simples peregrino aos papas, a escultura de Nossa Senhora de Fátima foi, desde sempre, alvo de pedidos de envio para comunidades católicas em todo o mundo.

Mas a necessidade de a preservar, por se tratar de imagem única, a par do reconhecimento do papel importante que podia desempenhar se fosse enviada a outras zonas do país e partes do mundo, levou os responsáveis do Santuário a encomendar, logo em 1947, a feitura de duas outras imagens, que receberam os nomes de Virgem Peregrina e do Imaculado Coração de Maria.

 

Imagem feita segundo indicações da Irmã Lúcia

Segundo a revista Fátima XXI, o mesmo autor da escultura da Capelinha das Aparições, José Ferreira Thedim, produziu as duas novas imagens, mas desta vez sob as instruções diretas da Irmã Lúcia, a qual, segundo a mesma publicação do Santuário de Fátima, “acompanhou de perto a feitura” das peças, dando indicações e respondendo às dúvidas do santeiro.

A imagem da Virgem Peregrina, destinada a ser enviada fora da Cova da Iria, apresenta ligeiras alterações, com o vestido levemente cintado e o manto sem os ornamentos dourados da escultura original.

Mantém a postura das mãos em oração à altura do peito, enquanto a imagem do Imaculado Coração de Maria apresenta os braços abertos, tal como, segundo a Irmã Lúcia, Nossa Senhora apareceu aos Três Pastorinhos a 13 de junho, mostrando, sobre o peito, “um coração flamejante cercado por coroa de espinhos”.

A imagem da Virgem Peregrina, oferecida pelo bispo de Leiria, D, José Alves Correia da Silva, foi coroada em Fátima a 13 de maio de 1947 pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Mas essa iniciativa acabou por revelar-se insuficiente, face ao número cada vez maior de pedidos para envio da Virgem Peregrina, pelo que os responsáveis pelo Santuário mandaram fazer, ao longo dos anos, mais cópias da Virgem Peregrina, de modo a poder satisfazer as solicitações crescentes.

Atualmente existem 13 imagens da Virgem Peregrina, estando ainda por contabilizar o número de viagens feitas ao longo dos anos.

Depois de ter efetuado numerosas saídas do Santuário, a primeira Virgem Peregrina está entronizada na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, de onde só sai em ocasiões especiais.

A mais recente ocorreu entre maio de 2015 e 2016, quando visitou as 20 dioceses do país (à exceção de Angra do Heroísmo, para onde foi enviada a segunda cópia).

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização